A História do Manoel & Juaquim

Idealizador do tradicional Só Kana e do saudoso Catavento, Abilio Fernandes, após uma turnê de 10 anos pelo Brasil com sua peça teatral “Por falta de roupa nova, passei o ferro na velha”, resolveu voltar ao ramo que mais gosta com uma seado no humor. Assim surgiu, em 1994, o primeiro “Manoel & Juaquim – Bar e Botequim”, uma homenagem aos portugueses que por muitos anos dominaram o setor de botequins.

O batismo do bar é uma espirituosa referência aos nomes mais comuns dos patrícios que se instalaram em terras longínquas com a ingrata missão de trabalhar onde todo mundo bebe e se diverte, até de madrugada, o que inclusive inspirou a homenagem encontrada nos cardápios na seção intitulada “Profissão Humildade”*.

O Manoel & Juaquim é uma empresa familiar, com público-alvo da criança à terceira idade, com ambientação e decoração cenográficas que buscam resgatar no Rio Antigo não só a inspiração para um padrão estético, mas sobretudo um gostoso estilo de vida onde um bom bate-papo na mesa de um bar era talvez o momento social mais valorizado da época.

Fruto do estilo pessoal e da múltipla formação profissional de seu idealizador (Abilio Fernandes, contador, corretor de imóveis, publicitário, autor, diretor e produtor teatral, poeta e empresário há mais de 40 anos no ramo de alimentação), o bar traz uma mescla de elementos que destacam de forma divertida e singular as características mais marcantes do carioca, a descontração e a alegria, tal qual o cardápio do Manoel & Juaquim, não só uma verdadeira delícia, mas uma verdadeira comédia.